5 Vantagens do day trade que você deve conhecer

Para quem deseja aproveitar as oportunidades da bolsa, especular também é uma alternativa. Entre as operações disponíveis, as vantagens do day trade chamam a atenção e ajudam a explicar por que mais pessoas tem procurado esse caminho.

Além dos benefícios atrelados à especulação no Brasil, você sabia que é possível explorar possibilidades no mercado externo? O ideal é conhecer bem o assunto, principalmente se a intenção for viver de day trade na bolsa.

Pensando nisso, confira 5 vantagens associadas a essa operação e explore as possibilidades que especular na bolsa oferece – seja no Brasil ou em outros mercados, como os Estados Unidos!

O que é day trade e como funciona?

O day trade é uma modalidade de especulação na bolsa de valores. Sua principal característica é o curtíssimo prazo, já que a compra e a venda de ativos ou derivativos ocorrem no mesmo pregão.

Para entender como day trade funciona, podemos pensar em um exemplo com Ações. Tudo começa com a análise técnica, que envolve a avaliação de informações gráficas. O objetivo é observar a oscilação de preços do mercado para identificar tendências e oportunidades.

Então, o trader monta sua operação. Por exemplo, adquirindo ativos de uma empresa em determinado momento do dia, acreditando em uma tendência de alta. Nos minutos ou horas seguintes, ele avalia uma eventual valorização e realiza a venda.

Se a saída da posição tiver um valor mais alto que a compra, por exemplo, a operação é lucrativa. O contrário também pode acontecer. Ao observar uma tendência de baixa, ele pode montar operações vendidas, por exemplo. Nesse caso, o intuito é lucrar com a queda da bolsa.

Quais são 5 vantagens de fazer day trade?

Além de saber o que é e como funciona essa operação de especulação, é interessante conhecer os benefícios atrelados a ela.

Portanto, veja 5 vantagens do day trade que você deve conhecer!

1. Oportunidade de ganhar dinheiro no curtíssimo prazo

Como você viu, o day trade é uma das principais possibilidades para quem deseja aproveitar oportunidades do curtíssimo prazo na bolsa. Afinal, trata-se de uma operação muito ágil, com finalização e apuração de resultados no mesmo dia.

2. Chance de lucrar com a queda da bolsa

Investidores de longo prazo têm resultados positivos em momentos de alta e sofrem impacto negativo em crises ou períodos de queda. Entre as vantagens do day trade e de outros tipos de especulação está a possibilidade de lucrar mesmo na baixa.

O trader parte da volatilidade do mercado. Sendo assim, há potencial de variação tanto para cima quanto para baixo. Se a tendência é que os preços caiam, é possível buscar por operações que lhe permita vender mais caro e comprar por um preço menor depois.

3. Operação alavancada

No caso dos investimentos, é comum ter que apresentar todo o dinheiro necessário para realizar o aporte. Com o day trade é diferente, pois é viável operar de maneira alavancada. Significa que você consegue especular com valores acima do seu patrimônio.

Assim, os resultados obtidos com suas operações podem ser maiores e mais satisfatórios. Podem ser exigidas garantias quanto ao pagamento, mas, no geral, é uma alternativa para potencializar a sua capacidade de especulação interessante com o manejo de risco adequado.

4. Perdas controladas

Apesar dos riscos maiores, não é preciso assumir todos os perigos sem cuidado no day trade. Afinal, uma das vantagens da especulação é a existência de mecanismos para controlar as perdas.

Com o stop loss, por exemplo, é possível estabelecer limites para eventuais prejuízos. Ele permite cadastrar um patamar de preço a partir do qual sua operação deve ser finalizada. Assim, é possível estabelecer limites para eventuais prejuízos.

5. Ausência de exposição ao risco entre pregões

Apesar das oscilações no curtíssimo, prazo, o day trade permite ao investidor diminuir a sua exposição ao risco de mercado, não ficando vulnerável aos acontecimentos entre pregões.

Dependendo das notícias sobre economia e de fenômenos que envolvam a bolsa de valores, a abertura de um pregão pode apresentar muitas diferenças em relação ao anterior. O day trader não se expõe a tais oscilações – já que finaliza todas as suas posições no mesmo dia.

Day trade no Brasil e nos EUA

Se você decidir realizar day trade, saiba que não é preciso se limitar ao mercado brasileiro. É possível também especular nos Estados Unidos, de modo a aproveitar as oportunidades da bolsa americana. Para tanto, é preciso reconhecer as diferenças entre os mercados.

Apesar de a mecânica ser parecida, a tributação pode ser diferente, o que exige uma avaliação sobre o Imposto de Renda. Também há de se considerar que a operação é feita em uma corretora de fora do país, com os valores em dólares.

Uma vantagem de operar nos EUA é poder adquirir frações de ativos ou derivativos. É viável, por exemplo, negociar apenas uma fração de uma Ação. No Brasil isso não acontece.

Além disso, no mercado americano você tem acesso às maiores empresas do mundo. E pode operá-las quase 24 horas por dia. Assim, o mercado internacional pode oferecer inúmeras oportunidades para traders.

Vale destacar, ainda, o volume de negociação. O mercado dos EUA é o maior do mundo e isso oferece uma altíssima liquidez para quem deseja fazer day trade.

Como fazer day trade nos Estados Unidos?

Quer começar a aproveitar as vantagens do day trade nos EUA? Inicialmente, é preciso criar sua conta em uma corretora que opere nos Estados Unidos. Atualmente, o processo é prático e pode ser feito pela internet, bastando enviar documentação e informar os dados.

Depois, você deve efetuar a transferência de valores para a conta — realizando o câmbio entre Real e Dólar. Mas, antes de começar a especular, ter os conhecimentos certos é fundamental. É importante acompanhar os gráficos dos preços e realizar análises.

Além de entender como funciona a operação, você precisa estudar o mercado americano para conhecer as melhores oportunidades. Assim, é possível saber quais ativos e derivativos adquirir e como montar as operações.

Neste post, você viu que as vantagens de fazer day trade podem tornar essa alternativa bastante interessante para sua estratégia na bolsa de valores. E que, além do mercado nacional, existem inúmeras possibilidades para aproveitar no mercado dos Estados Unidos.

Para identificar as melhores oportunidades e operar em ambos os mercados, conheça os cursos do Canal de Alta!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo