5 Dicas essenciais para se tornar um trader de sucesso

A especulação na bolsa de valores envolve altos riscos e muita demanda por conhecimento. De fato, não é simples ser um trader de sucesso. Se você quer ter resultados positivos e consistentes é preciso se preparar para tomar boas decisões.

Afinal, os ganhos obtidos por especuladores dependem diretamente das escolhas que eles fazem. E, como as decisões precisam ser tomadas rapidamente, é necessário ter boas estratégias para fazer operações eficientes e ágeis.

Confira 5 dicas essenciais que ajudarão você a aumentar sua eficácia como trader e alcançar mais sucesso na bolsa!

1. Estudar muito o mercado

Ganhar dinheiro com trade depende, antes de tudo, de aprendizagem. Isso mesmo! Qualquer pessoa que você conheça que apresente bons resultados na renda variável precisou estudar bastante para ter sucesso.

Assim como qualquer atividade nova, é importante entender como ela funciona e de que forma ela traz melhores resultados, certo? Embora até seja possível obter algum lucro com decisões intuitivas, ele certamente não será prolongado se você não souber como administrar suas operações.

Por isso, a primeira dica que qualquer trader de sucesso pode dar é valorizar o estudo e buscar materiais que ajudem a compreender diversas visões da bolsa de valores. Sempre há algo para aprender ou aperfeiçoar, seja você um iniciante ou já experiente.

Então, uma das maiores respostas sobre como se tornar um trader de sucesso é ser um bom estudante. Não deixe de procurar conteúdos, cursos e ferramentas que tenham o intuito de facilitar seu dia a dia no mercado.

Certamente, tudo o que for possível aprender fará diferença na sua rotina e tornará mais simples o início das operações de especulação. Com o tempo, o conhecimento e a experiência farão a parte deles e você terá muito mais facilidade para tomar decisões e obter bons resultados.

2. Ter uma estratégia eficiente

Um dos objetivos, ao estudar o mercado, é conhecer as estratégias que estão disponíveis para traders. Por exemplo, já nos primeiros conteúdos que iniciantes costumam ler sobre especulação é possível ter contato com o tema da análise técnica.

Ela é a modalidade de análise mais utilizada por especuladores. Diferente de investidores, que usam a análise fundamentalista para verificar se uma empresa é de qualidade, os traders se beneficiam mais de avaliar as movimentações que estão acontecendo no mercado no curto prazo.

É isso que a análise técnica proporciona. Ela se baseia nos gráficos das transações para que você possa enxergar oportunidades identificando tendências do mercado financeiro e se posicionando nelas para conquistar lucro.

Além de aprender a utilizar a análise técnica, também é necessário considerar outros aspectos para construir uma estratégia eficiente. Um deles é conhecer seus objetivos e perfil para decidir quais operações de trade serão seu foco.

A principal diferença entre elas diz respeito ao prazo. É possível, por exemplo, escolher entre o day trade (negociações com início e fim no mesmo dia) e swing trade (que pode durar alguns dias ou semanas).

3. Saber avaliar pontos essenciais de uma operação

Depois de escolher que tipo de operações prefere realizar e aprender a utilizar a análise técnica para avaliar as oportunidades, você deve ficar atento a alguns pontos essenciais na operação. Um deles, claro, é saber identificar as tendências.

Os gráficos mostram como determinados ativos ou derivativos estão se posicionando no mercado e bons traders conseguem perceber momentos interessantes para entrar ou sair de posições para ter resultados financeiros com a oscilação de preço.

Além das tendências, você precisa considerar também um aspecto central: a liquidez. Ela mostra qual é o nível de procura que o ativo ou derivativo está tendo no período. Operar contando com maior liquidez, por exemplo, pode tornar sua tarefa mais fácil.

Se você opta por operar ativos com menor liquidez, os riscos ficam maiores. Afinal, não há grande oferta e procura dos ativos e a sua operação de compra e venda pode acabar não sendo realizada da melhor forma — logo, não trará os resultados esperados.

Vale a pena também se atentar às ferramentas disponíveis para traders e às estratégias disponíveis para ajudá-lo em suas operações.

4. Manter as emoções sobre controle

Ganhar dinheiro com trade pode ser uma tarefa de maior risco, já que você se expõe diretamente às oscilações e à volatilidade da bolsa. Assim como o mercado pode seguir a tendência analisada, ele também pode se direcionar para o caminho oposto.

Então, o que você faria em uma situação assim? Manter as emoções sobre controle e evitar reações irracionais é uma necessidade para quem quer se tornar um trader de sucesso. É sempre importante ter em mente a sua estratégia inicial.

Além disso, não perca de vista a seguinte verdade: às vezes, traders perdem dinheiro. Seu objetivo, portanto, não deve ser evitar perdas a todo custo, mas ter um resultado médio em que os ganhos sejam mais significativos que as perdas.

Um erro comum a traders inexperientes é, por exemplo, manter uma operação desfavorável por receio de realizar o prejuízo. Mas, com isso, podem acabar perdendo ainda mais dinheiro. É preciso, portanto, ser racional na hora de ganhar e também de perder dinheiro.

Outra dica relevante é ficar atento às suas emoções em momentos de euforia. O trader não pode se deixar levar por intuições ou animação exagerada com o mercado. Foque sempre na análise racional para basear decisões mais seguras.

5. Ter um bom manejo de risco

Por fim, se fazer day trade ou swing trade envolve riscos, é preciso ter um bom manejo deles. As técnicas para lidar com o risco devem fazer parte da sua estratégia de operação na bolsa. Embora seja mais arriscada, a especulação pode ser realizada de maneira mais segura.

Um exemplo é dar preferência a ativos e derivativos de alta liquidez, como já mostramos anteriormente. O cuidado faz com que você tenha mais facilidade para comprar ou para se desfazer deles, evitando resultados negativos.

Outro ponto importante é atentar para a volatilidade dos ativos. Quanto menor ela for, mais difícil pode ser conseguir finalizar sua posição com lucro. Ao mesmo tempo, oscilações maiores envolvem também o risco de virada do mercado.

Ainda sobre manejo de risco, ele merece uma atenção especial para traders que utilizam a alavancagem. Ou seja, operam com recursos que, na verdade, não têm na carteira. Lembre-se de que, assim como o lucro, o prejuízo também pode ser maior nesse caso.

Falar sobre os riscos do trade não tem o objetivo de desestimular você a ser um trader de sucesso. Pelo contrário, as 5 dicas dadas neste post visam lhe preparar para os desafios e aumentar a probabilidade de você saber como se posicionar no dia a dia como especulador!

Quer ser um trader bem sucedido e conquistar bons resultados nas suas operações? Matricule-se em nossos cursos e desenvolva seu conhecimento!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo