Novo horário da B3 – Pregão se encerra às 18h a partir de hoje

A partir desta segunda-feira (08) se inicia o novo horário da B3, com o pregão começando às 10h da manhã e se encerrando às 18h.

O motivo da mudança é o atual volume de busca de compras de ações estrangeiras (BDRs) na B3. Assim, a ampliação do pregão serve para acompanhar a negociação da Bolsa de Valores Americana.

Isto porque, se não houvesse o reajuste, em virtude do término do horário de verão nos Estados Unidos no dia 7 de novembro, as negociações na Bolsa Brasileira e da Bolsa de Nova York ficariam com uma hora de diferença.

Com o novo fuso, as negociações em Wall Street começam às 11h30 (horário de Brasília), com o fechamento do mercado regular ocorrendo às 18h30.

Novo horário da B3 – Saiba mais

Além de definir um novo horário da B3, o ofício circular também emitiu outras mudanças referentes ao tempo de negociação dentro da Bolsa.

Com essa atualização, o aftermarket (ações efetivadas após o pregão), que atualmente acontece das 17h às 18h, deixará de existir. 

Desta forma, os acordos realizados depois do fechamento só vão ocorrer nos dias de vencimentos de opções. Já as negociações do Ibovespa futuro vão ocorrer das 9h às 18h25.

Os derivativos e ações estruturadas sobre câmbio tiveram mais meia hora adicionada, passando assim para as 18h30. Com isso, os contratos de commodities também passam a ser afetados de forma direta.

Enquanto as ações de café (ICFU21) terão encerramento às 16h, os contratos relacionados ao açúcar passarão a ter mais uma hora para negociações, indo até às 15h. 

Em ambas as commodities, as negociações after hours se mantiveram até às 18h. Enquanto os contratos de soja tiveram um acréscimo de uma hora, indo para às 16h20.

Os futuros de índices também contaram com um reajuste de meia hora por conta de fechamentos diversos. 

Por fim, o exercício de opções sobre índice de ações também acompanhou a mudança do mercado, sofrendo prorrogação para as 18h.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo