Com a alta acima de 6% no juro real, vale a pena voltar a investir em renda fixa?

Nos últimos meses, houve um aumento nos rendimentos da renda fixa. Inclusive, com alta acima de 6% no juro real. Mas, uma grande dúvida é se realmente vale a pena voltar a investir em renda fixa. 

Nos dias de hoje, os investidores têm esperado maiores rendimentos para realmente emprestar recursos aos bancos e governo. Isso se dá, principalmente, pelo aumento dos riscos de investimentos no país e no exterior.

Entre os títulos públicos, os pós-fixados tiveram seus juros reais aproximados ao 5% ao ano no Tesouro Direto e os papéis prefixados alcançaram rentabilidade acima dos 10% nesta semana. Quanto aos títulos privados, como Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA), podem chegar a pagar juro real acima de 6% ao ano.

Riscos de investir em renda fixa

Atualmente, o Brasil é palco de alguns estresses no mercado, tanto por causa dos riscos fiscais quanto políticos. Inclusive, essas instabilidades são responsáveis pelo aumento dos rendimentos da renda fixa. Isso acontece porque, para atrair investidores, a remuneração precisa superar os possíveis riscos.

Além disso, o cenário mundial também não tem sido favorável por causa das novas variantes da Covid-19, que podem influenciar indiretamente e diretamente a economia dos países. 

Desta forma, é perceptível que ao passo que há estresse nacional e internacionalmente, maior tende a ser o rendimento da renda fixa e, consequentemente, a remuneração de seus investidores. A fim de emprestar dinheiro para bancos, empresas ou ao governo, o investidor acaba sendo mais exigente quanto ao retorno esperado. 

Devido ao cenário e com expectativa de um grande aumento da inflação, os especialistas indicam investir em renda fixa, como títulos indexados ao IPCA ou Selic. Assim, é possível se proteger contra a alta dos preços causada pela inflação.

Além disso, Camilla Dolle, analista de renda fixa da XP, se posiciona de forma favorável à investir em renda fixa nos dias de hoje.

“Não podemos desconsiderar que as taxas podem abrir mais [aumentar] ainda até o ano que vem, mas já está valendo a pena comprar alguns produtos bancários”, ressaltou a analista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo