6 Vantagens de ter investimentos a longo prazo na sua carteira

A rentabilidade não é o único fator decisivo para investir. Também é preciso pensar em outros aspectos, como o tempo necessário para obter resultados. Nesse contexto, conhecer o potencial dos investimentos a longo prazo é muito importante.

Entre as alternativas disponíveis, investir em Ações se destaca pelas características da bolsa de valores. Com essa combinação, é possível conquistar uma performance que esteja alinhada com seus objetivos e que se destaque no tempo.

A seguir, veja quais são 6 benefícios de recorrer ao longo prazo e conheça o potencial dos aportes com esse objetivo em bolsas internacionais!

O que são os investimentos a longo prazo?

O longo prazo no mercado financeiro pode ser definido como um horizonte relativamente distante do momento presente. Na prática, significa que o dinheiro investido não será utilizado tão cedo. No entanto, não existe uma definição específica sobre o tempo.

Normalmente, os investimentos com prazos a partir de 5 anos são considerados de longo prazo. Assim, é possível usar esse intervalo como base mínima. Há investimentos que duram décadas — por exemplo, aqueles voltados para aposentadoria ou independência financeira.

No geral, os investimentos a longo prazo têm como características a acumulação de resultados. Também vale saber que há investimento de longo prazo da renda fixa e da renda variável. No segundo caso, as alternativas da bolsa de valores estão entre as mais conhecidas.

Quais os benefícios de investir no longo prazo?

Depois de conhecer o que caracteriza os investimentos a longo prazo, é preciso saber por que tê-los em sua carteira.

Confira!

1. Maturação dos investimentos

Primeiramente, há uma oportunidade de aproveitar a maturação dos investimentos. Ou seja, existe um tempo disponível para colher resultados robustos. Alguns benefícios disso são a redução nas oscilações e a diluição dos riscos ao longo do tempo.

2. Potencialização dos resultados

No longo prazo, é possível buscar um potencial melhor de resultados. Na renda fixa, por exemplo, os juros compostos se acumulam no tempo. Na renda variável, a economia real tende a crescer e se fortalecer em intervalos de tempo maiores.

3. Alcance de objetivos específicos

Outro ponto positivo dos investimentos a longo prazo é que eles ajudam a conquistar objetivos ligados a esse período. Por exemplo, você pode consolidar patrimônio para proteger a família ou planejar a aposentadoria.

4. Maior retorno acumulado

Quando se fala em investimentos, é importante pensar na capacidade de acumulação. Ou seja, você deve continuar investindo continuamente. O esforço de poupança, junto com os resultados dos investimentos, permite ter um retorno acumulado em prazos maiores.

5. Equilíbrio da carteira de investimentos

Mesmo investidores arrojados se beneficiam com um aumento no equilíbrio do nível de risco da carteira. Afinal, a maturação e a redução de oscilações diluem perdas e favorecem o alcance de bons resultados.

6. Aumento da praticidade de gestão

Gerenciar uma carteira de longo prazo costuma ser mais simples do que atuar no curto prazo. Afinal, embora seja preciso acompanhar seu portfólio, as operações de compra e venda não serão tão constantes.

Por que a bolsa de valores é tão poderosa no longo prazo?

Ao pensar em investimentos a longo prazo, vale a pena considerar as vantagens de investir em Ações. Isso se dá porque a bolsa de valores é a alternativa com maior potencial e desempenho quando se considera o tempo de aporte dos recursos.

Isso acontece porque o investimento – como Ações ou ETFs (fundos de índice) – tendem a se consolidar com o passar do tempo. No curto e no curtíssimo prazo, é difícil prever o que ocorrerá, mas no longo prazo há uma tendência mais clara de crescimento de boas empresas e da economia.

Assim, atividades de especulação ou investimentos com prazos mais curtos podem ser interessantes, mas não devem ser a única alternativa do investidor. Afinal, como você já sabe, com o passar dos anos, os investimentos feitos com base na análise fundamentalista costumam trazer bons resultados.

Por exemplo, imagine uma empresa que, durante uma crise, passa por um momento difícil e até sofre prejuízos. Nesse período específico, é provável que seus papéis fiquem desvalorizados. No entanto, o negócio desenvolve um bom plano de gestão e recuperação para o futuro.

Se tudo for implementado como o previsto, ele se recupera e as Ações voltam a subir. É provável que, em um prazo de anos ou décadas, essa desvalorização pontual não impacte a carteira dos acionistas.

Então, se você tem um perfil de investidor alinhado com a renda variável, pode fazer sentido encontrar um equilíbrio entre suas operações de curto prazo e os investimentos a longo prazo.

Por que investir na bolsa americana?

Se você quer aproveitar o que a bolsa de valores oferece no longo prazo, pode ser interessante também diversificar geograficamente. Uma alternativa, então, é investir nos EUA.

Ao fazer isso, você expõe seu capital a um mercado externo e, naturalmente, mitiga os riscos do portfólio. Então, em vez de se expor apenas às condições da bolsa de valores brasileira, há como aproveitar o desempenho da renda variável também no ambiente internacional.

Existe, ainda, uma vantagem cambial. Afinal, o Dólar é a moeda mais forte do mundo, e investir de modo a se expor a ele pode proteger seu patrimônio.

Além disso, você deve pensar nas características que são intrínsecas ao mercado norte-americano. Lembre-se de que a bolsa dos Estados Unidos traz inúmeras oportunidades para quem deseja investir em Ações ou em ETFs, por exemplo. É possível selecionar alternativas de todo o mundo e de diversos segmentos.

O mercado do país também é bastante sólido e com grandes perspectivas de crescimento. Então, ao investir em Ações americanas, você pode escolher os papéis das maiores empresas do mundo e ter a chance de obter resultados diferenciados ao longo do tempo. E isso pode impactar positivamente no seu futuro.

Como você viu, os investimentos a longo prazo têm diversas vantagens, desde a diluição de riscos até a chance de acumular ganhos maiores – e garantir uma aposentadoria muito mais tranquilo.

Então, se o seu objetivo é manter investimentos a longo prazo na sua carteira, não se esqueça de considerar investir no mercado internacional. Afinal, essa opção pode impulsionar ainda mais o seu patrimônio ao longo dos anos!

Quer se preparar para fazer escolhas adequadas ao seu perfil e aos seus objetivos? Conheça os cursos do Canal de Alta e aumente a sua capacitação!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo