Mais de 2,1 milhões de pessoas já usam Bitcoins em El Salvador

Segundo o presidente Nayib Bukele, 2,1 milhões de pessoas já começaram a usar Bitcoin em El Salvador após o país adotar a moeda digital como uso legal dentro do país.

De acordo com uma postagem na sua conta oficial no Twitter, Bukele afirmou que a Bitcoin já faz parte da vida de 2,1 milhões de pessoas. O valor corresponde a quase um terço do país que possui aproximadamente 6,5 milhões de habitantes.

El Salvador começou a utilizar o Bitcoin como moeda de curso legal no dia 7 de setembro, três meses depois da lei do Bitcoin ter sido aprovada no país. A carteira digital utilizada se chama Chivo, que é de responsabilidade da empresa BitGo.

Bitcoin em El Salvador – nem todos concordam

Apesar do sucesso do Bitcoin em El Salvador, uma pequena parte dos habitantes do país aparentemente não concordam com sua comercialização. 

Isso porque há 10 dias, um grupo de pessoas ateou fogo em um caixa eletrônico criado para permitir a troca de dólares por criptomoedas como forma de protesto. O ato aconteceu na capital do país, San Salvador.

Vale ressaltar que o pequeno país da América Central foi o primeiro do mundo a aceitar o Bitcoin como moeda legal para realizar pagamentos e transações.Um dos objetivos da adoção da moeda é evitar gastos milionários com remessas internacionais de dinheiro. 

Pensando em facilitar o acesso a este tipo de ativos, o governo também criou um fundo de US$150 milhões para apoiar conversões de BTC para dólares (moeda oficial do país há mais de 20 anos).

Para utilizar a cripto, os salvadorenhos têm que fazer o download da carteira digital Chivo, inserir sua identidade e receber 30 BTC. Porém, para a população mais pobre, o acesso ao aplicativo da carteira e à moeda digital é prejudicado, já que a metade da população de lá não possui internet.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo